16.10.18

Romaria Diocesana volta a ser itinerante. A 27ª edição acontece no próximo domingo.

A tradicional Romaria Diocesana de Nossa Senhora Conquistadora - organizada pela Diocese de Uruguaiana volta a acontecer no dia 21 de outubro, de forma itinerante (um ano em cada paróquia) - um resgate aos seus primeiros objetivos.

Após um bom tempo realizando-a apenas em Uruguaiana, que causou redução no público nas últimas edições, autoridades religiosas tomaram a decisão de retomar o projeto inicial que mobilizava católicos, fiéis e devotos de Nossa Senhora em todos os municípios que compõem a Diocese.
A 27ª edição acontecerá neste domingo, em São Borja e marcará este novo momento, com o lema: "Com Maria, seguimos os passos de Jesus".
Ficou definido que a Romaria seguirá de forma alternada: um ano no Santuário, em Uruguaiana e no outro ano em uma outra Paróquia da Diocese.
Santiago será a próxima cidade a sediar o evento de forma itinerante, no ano de 2020.

Cartaz da Romaria em 2018

Opinião do Editor:
São Francisco de Assis realizou a 5ª Romaria Diocesana, em 1995 - acredito ser até hoje, o maior público presente em evento na cidade até os dias atuais. Tive a felicidade de fazer parte da comissão organizadora - época que integrava a Pastoral da Juventude. Foram inúmeros encontros, reuniões, missões, planejamento, ensaios e, deu tudo certo!Foi um momento único de profissão de fé, de reavivamento da igreja católica e de participação das famílias.
Como não lembrar do refrão do hino da Romaria daquele ano?"Venha, é Maria que convida: Dê a todos uma chance à Vida".

Embora a fé não dependa de lugar, nem de condições ou situações, sabemos que a expectativa das paróquias em realizar, motivava as pessoas. Mas a Diocese havia errado, quando decidiu mantê-la somente Uruguaiana, a realização deste evento da padroeira, o que causou um descontentamento na época e com isso se perdeu público, pois as paróquias já não conseguiam mais mobilizar os seus fiéis para participar.
Agora, sob o comando do novo bispo e com apoio das paróquias, eis que é retomado o projeto e já se pode perceber que foi significativa a participação de voluntários na missionariedade realizada em São Borja e com boa expectativa de público.
A Diocese de Uruguaiana está de parabéns pela decisão. Sempre há tempo de corrigir!


Nenhum comentário: