25.10.15

"Outubro Rosa" cresce no Brasil e faz campanha contra o câncer se fortalecer

Durante todo o mês, o município está realizando a campanha mundialmente conhecida como "Outubro Rosa" que visa a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha tem crescido a cada ano, no Brasil e muitos estão realizando ações com o mesmo objetivo.
Em São Francisco de Assis, a Secretaria de Saúde está realizando uma série de atividades diretamente nas unidades de saúde, nos grupos de ESFs, CAPS e Centro Materno Infantil.
Dentre as ações de destaque estão o vídeo "As Vencedoras" produzido pela equipe do CAPS que reuniu mulheres que enfrentaram a doença e saíram vitoriosas, que está sendo exibido na Saúde Municipal e será repassado a outras instituições, como a Liga Feminina de Combate ao Câncer. Outra ação realizada foi o Dia do Desafio Solidário, onde profissionais e comunidade colocaram lenços e fotografaram nas redes sociais como um gesto de solidariedade.
Na próxima semana, se o tempo colaborar, está prevista a Caminhada Rosa, que deve encerrar a programação do mês, mas as ações coletivas de prevenção ao câncer continuarão permanentes na Secretaria Municipal de Saúde.

-------------------------------------------------------------------------------

Nota: Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico. 
Estimativa de novos casos: 57.120 (2015 - INCA)
Número de mortes: 14.388, sendo 181 homens e 14.207 mulheres (2013 - SIM).

-----------------------------------------------------------------------

Foto: Div/Facebook
Neste domingo (25) participei do evento que visa promoção à saúde e prevenção ao câncer de mama - Tarde Rosa - realizada na Câmara de Vereadores através de uma iniciativa da vereadora Sônia Nemitz, que firmou parceria firmada com várias instituições locais, CDL Santa Maria e TV SM. 
Agradeço à Dra. Sandrea Gindri, médica da Secretaria Municipal de Saúde que palestrou aos presentes.
Parabéns a todos pela realização!

Nenhum comentário: