9.11.14

Saúde Melhor: Estamos realizando o planejamento para contemplar demandas dos usuários SUS

Tenho me mantido convicto de tudo que estamos fazendo, do que estamos buscando e do que pretendemos realizar é para melhorar ainda mais a Saúde dos assisenses.
Desde quando fui desafiado para a gestão da secretaria de Saúde, me coloquei a disposição de todos os assisenses, pois sei que se trata de uma área que exige muita dedicação e, acima de tudo, sensibilidade.
Por mais que alguns dias possam parecer cansativos por exigirem de nós toda atenção com orçamento, com os atendimentos, com reuniões de equipes e de planejamento, com as prioridades coletivas e as individuais, a cada dia que passa, gosto de permanecer com a sensação de que fiz o melhor. Que atendi da melhor forma possível.
É assim nossa luta diária com toda equipe da Saúde Municipal: fazer o melhor e ser o mais resolutivo possível em cada situação.
Isso tem sido determinante para avançarmos. São Francisco de Assis tem uma das melhores redes de Atenção Básica da região, que garantem todo o primeiro atendimento nas unidades de saúde.
Estamos empenhados no novo planejamento da Secretaria Municipal de Saúde com apoio das equipes e de assessoria técnica.
Nos últimos anos, houve uma mudança histórica no que se refere à saúde assisense. Num passado não muito distante, os cidadãos usuários dos serviços públicos de saúde em Sâo Francisco, contavam com apenas um "postão", onde hoje está a sede da secretaria para atender mais de 20 mil habitantes. Hoje, em nosso município, ninguém fica sem atendimento. O usuário tem a oportunidade de agendar sua consulta, evitando filas e além disso, caso ocorra algum imprevisto, há sempre disponível, as vagas para consulta por demanda espontânea. Se uma unidade não pode no momento, outra absorve o atendimento.
Nas unidades de saúde - UBS Central e ESFs nos bairros, garantimos o atendimento diário com permanência de médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos e demais membros das equipes.
No CAPS, disponibilizamos os serviços especializados da Saúde Mental, psiquiatria e psicologia.
No Centro Materno Infantil, ofertamos diariamente consultas e exames com ginecologista e pediatras a fim de garantir atendimento a todas gestantes, mulheres e crianças.
Trabalhamos firmemente com as políticas de Ciclos Vitais: Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Saúde do Idoso e as políticas transversais: Humanização, Alimentação e Nutrição, DST/Aids, Saúde Bucal.
Os medicamentos que compõem a Farmácia Básica, são dispensados aos pacientes, diariamente.
Temos cotas de exames laboratoriais SUS que ultrapassam quaisquer indicadores e estamos lutando para ampliarmos o serviço, pois já determinei a mudança do fluxo para os pacientes que necessitam.
As consultas especializadas e serviços de alta e média complexidade que são regulados pela 4ª CRS, que sofreu nova mudança este mês, passando a ser pelo SISREG, são encaminhados pela Secretaria de Saúde, mas depende da regulação do Estado para cumprimento. Há ainda muita demanda e poucos profissionais em algumas áreas, como traumato, neuro e cardio, mas mesmo assim, muitos serviços já foram realizados e sempre que recebemos a autorização, o paciente é comunicado e disponibilizamos o transporte.
A nossa rede de Atenção Básica é que garante a eficácia dos serviços a fim de trabalharmos a prevenção à doenças e a orientação à saúde preventiva.
Todo o planejamento da Secretaria Municipal de Saúde para o ano de 2015, levará em conta todos estes aspectos, os indicadores de saúde, os atendimentos realizados, as demandas dos usuários SUS e ainda vai prever a implementação de novas políticas públicas de saúde, inauguração e licitação de obras e novos espaços de saúde e a luta para contratação de novos profissionais, afinal pretendemos implantar mais duas equipes de Estratégia Saúde da Família: a ESF Central e ESF Rural, porém esperamos que até aprovação do Ministério da Saúde, haja esta mudança na lei de que os recursos vinculados não impacte na folha de pagamento dos município, o que está impedindo muitos municípios de implantar novos serviços.



Nenhum comentário: