14.8.14

Saúde melhor!

Tenho lutado para isto: termos uma SAÚDE MELHOR!

Não podia imaginar que assumir uma Secretaria de Saúde do município, uma pasta tão complexa, onde as demandas da coletividade se confundem às necessidades individuais, poderia ser tão gratificante.

Quando me convidaram para o cargo e eu aceitei, chegaram me dizer que "iriam me fritar" pois ali (na Sec. Saúde) nem daria tempo de planejar (coisa que gosto muito). Outros disseram que seria uma "ascensão". Independente do que poderia ser, só quero estar "comprometido" com a causa a qual fui chamado. Realmente não é nada fácil. Só quem vive uma rotina diária pode saber como é. Mas nunca fui assustado, pelo contrário, sempre confiante!

Mas em tão pouco tempo - há exatamente três meses, já me sinto à vontade com toda equipe justamente pelas decisões que tenho tomado, com os rumos que estamos dando a muitas questões que envolvem a saúde pública.
Neste curto espaço de tempo, onde a saudade da Cultura já se mistura com a satisfação de trabalhar pela Saúde e por conhecer aos poucos todos os programas e orçamento, não pensava que já estaria numa etapa em que começam aparecer novos resultados no que diz respeito às melhorias no atendimento ao público, à humanização, aos novos projetos que estamos elaborando e ao próprio planejamento que estamos conseguindo realizar, mesmo que para isso, haja necessidade de estender nosso trabalho além do horário.

- Começamos pensar em equipe sobre os avanços que teremos e prever isso no Plano Municipal de Saúde que estou revisando, alterando e melhorando para em breve, aprovarmos. Me sinto privilegiado ao colaborar com este estudo, pois tive a satisfação também de escrever parte do Sistema Municipal de Cultura - uma lei que foi criada e que, assim como o Plano de Saúde, dará o norte para o trabalho;

 - A exemplo também da nossa alegria de em breve, entregarmos para deliberação do nosso Conselho Municipal de Saúde, dois novos projetos que vamos colocar em prática: duas novas equipes de Estratégias Saúde da Família: ESF Rural (para 12 micro-áreas no interior) e o ESF Central (que vai fechar 100% de cobertura de Saúde da Família na cidade), garantindo a permanência da UBS.
 - Estamos tratando junto à Administração Municipal com apoio permanente do prefeito e do vice-prefeito, a respeito da possibilidade de implantarmos um Plantão Médico, estendendo atendimentos até às 21 horas na UBS Central, o que vai beneficiar a comunidade e o próprio Hospital Santo Antônio que se sente sobrecarregado com os plantões;

- Criamos e vamos começar no próximo dia 29 de agosto com a realização do evento que vai promover e levar saúde, orientação e prevenção a todos os bairros da cidade - o Circuito Saúde, onde as equipes estão mobilizadas para prestar os serviços de forma itinerante;

 - Estou me dedicando desde o primeiro dia que assumi a buscar recursos ou maneiras que viabilizem a aquisição de um novo ônibus de 44 lugares com ar condicionado e sanitário para transporte de pacientes diariamente para Santa Maria, Faxinal ou Júlio de Castilhos, o que vai beneficiar mais de 1.000 pacientes/mês que necessitam dos serviços e dos atendimentos de alta e média complexidade referenciados em outros municípios;

- Além disso, temos mantido todas as atividades, garantindo os atendimentos em todas as unidades de saúde, fazendo a Atenção Básica acontecer da melhor forma possível e dando seguimento a outros projetos da administração, como a conclusão das obras do ESF João XXIII e do Centro Municipal de Especialidades em Saúde, que estão em andamento.

Não me canso de agradecer a todos os profissionais. Esta equipe fantástica de trabalhadores da Saúde que não medem esforços para colaborar e fazer a Saúde ainda melhor.
Agradeço aos assisenses que tão bem me receberam e têm nos dado todo respaldo e apoio para seguirmos firmes com nosso propósito. O carinho é diário. Espero corresponder a todos com minha dedicação permanente.
Obrigado, comunidade... Muito ainda virá, pois assim como eu, todos querem uma SAÚDE MELHOR!





Nenhum comentário: