15.5.14

Momentos que marcam e outros que nos surpreendem

O Serviço Público em minha vida
Com experiências anteriores em empresas privadas, desde o primeiro dia que entrei no serviço público me deparei com algo totalmente diferente daquilo que estava acostumado fazer. Pois foi no ano de 2006 que aceitei ao desafio de assumir a assessoria de comunicação da Prefeitura, e enquanto pude, conciliava com meu trabalho em outra empresa, pela qual tenho maior carinho e respeito até hoje. Aliás, em todos os lugares que passei, nunca decepcionei ninguém. Sempre mantive a retidão, a honestidade e a responsabilidade com tudo o que desempenhei.
Tive a felicidade de fazer assessoria de comunicação por dois anos na gestão do então prefeito Ademar Frescura e logo após, mesmo sendo da área da Administração de Empresas, a convite do prefeito sucessor Ernani Cruz, pude dar continuidade ao trabalho.

A Cultura avançou
A convite do prefeito Horácio, assumi a Cultura do Município em abril de 2013, que se tornou uma verdadeira "paixão" pelo trabalho e tendo permanecido até o dia de ontem. Com muita dedicação e soma de esforços de toda equipe e mobilização dos segmentos culturais, conseguimos implantar este novo modelo de gestão, embasado no Sistema Nacional de Cultura. Criamos e implantamos os Fóruns Setoriais, os Diálogos Culturais, realizamos a 1ª Conferência Municipal de Cultura que norteia nossas ações, ter recebido o reconhecimento do Estado no I Prêmio Inovação do Turismo através de nossos projetos, além de todas as diversas ações e eventos de difusão da cultura. Além disso, conseguimos escrever a minuta do projeto de Lei que visa a criação do Sistema Municipal de Cultura que na próxima segunda-feira, dia 19 de maio, será votado na Câmara Municipal de Vereadores e por ironia do destino, não estarei mais como Diretor de Cultura. Mas tenho convicção que deixo esta ferramenta com os principais elementos de fortalecimento cultural criado, caso aprovação, cujos frutos poderemos colher pelos próximos 5, 10, 20 e 30 anos de Cultura em São Francisco de Assis.
Continuarei atuante na área da Cultura, agora como segmento, pois sou produtor cultural.

A Gestão da Saúde: desafio maior
Sou da área da Administração, atualmente estou cursando Marketing e talvez por isso jamais imaginei transitar como gestor na área da Saúde. Inegavelmente tenho meu perfil profissional voltado para o mundo empresarial, nas áreas da comunicação, produção cultural e projetos, mas este é um projeto pessoal que estou encaminhando.
Quando convidado pelo vice-prefeito Ademar Frescura confesso ter pensado muito para aceitar o cargo de Secretário Municipal de Saúde, justamente por não ser da área e não saberia como seria recebido pela equipe, tampouco o que me aguardava. Mas fiz algumas consultas e vi que em vários municípios, os gestores não são da área e entendi que tudo que aprendi no curso de Administração e que tenho colocado em prática em outras áreas no que se refere à organização, planejamento, direção e controle, poderia também aplicar na Gestão da Saúde do Município. E de gerir, não tenho medo.
A Saúde pública no Brasil tem suas carências, deficiências, mas a sociedade e os serviços de saúde têm o papel de ajudar as pessoas a viverem melhor, mas sei também de que nossa qualidade de vida e nossa saúde, não dependem exclusivamente dos serviços de saúde. Entendo que reflete nas pessoas as condições que recebem outras políticas públicas, como a Cultura, o esporte, o lazer, o trabalho, a educação, a moradia, a alimentação, o meio ambiente, dentre outros. Em síntese, somos todos responsáveis pela Saúde.
Não tem como saber agora o resultado do nosso trabalho que está começand, mas tudo que puder fazer e construir neste tempo, poderá ser avaliado em breve pela comunidade.

Agradecimentos
Agradeço ao ao vice-prefeito Ademar Frescura pela indicação e confiança depositada em meu trabalho, pois confesso ter ficado surpreso, pois muitos companheiros competentes também poderiam estar assumindo esta missão e ao prefeito Horácio Brasil por ter aceitado meu nome para o comando desta pasta. Saibam que estou "mergulhando" de alma e coração para fazer o melhor que puder, mesmo sabendo que a missão é árdua.

Agradeço à boa acolhida que tive na manhã desta quinta-feira (15), quando fui apresentado aos servidores da Saúde e se colocaram à disposição para nos ajudar nesta jornada. Agradeço as palavras direcionadas a mim pelo prefeito Horácio, vice Ademar, secretário Paulo Gioda e colega João Del Rosso. Em meu pronunciamento, ofereci total comprometimento, responsabilidade e intensa dedicação. Daqui pra frente, a partir da próxima segunda-feira, estarei me reunindo com as demais equipes de trabalho: das unidades de saúde, Caps, Pim, Agentes, Academia Popular, Nasf, Vigilância e demais profissionais para juntos realizarmos um "raio-x" da Saúde Municipal para planejarmos as próximas ações.

Cumprimento a minha amiga pessoal, Andreia Lançanova, uma companheira de tantas lutas, que por tanto tempo desenvolveu suas atividades com dedicação, coragem, garra e humanidade, atendendo as demandas da melhor forma possível. Recebendo a todos com seu sorriso cativante. Acompanhei muitas de suas batalhas pela saúde a muito tempo e por tudo isso, merece nosso reconhecimento. Nessa nova etapa de sua vida, desejo-lhe sucesso e me coloco à disposição para o que eventualmente precisar, pois é o mínimo que podemos fazer para quem tanto fez pela Saúde do município.

Aos amigos de toda vida, que deixo na Cultura e seguirão com a missão: Valdevi, Gean Marcon, Eliana Sudati, Rober Prates e ao Padilha (nosso oficineiro de teatro), que me acompanharam por todo este tempo e lutaram comigo pelo fortalecimento da Cultura em São Francisco de Assis e sabem do meu carinho por cada um deles, fica meu agradecimento por tudo. Vou sentir saudades, uma saudade que faz bem, mas como eu mesmo falo, nossos cargos são passageiros e esta "passada" pela Cultura em tudo marcou positivamente e nossa amizade prevalecerá. Assim, como no futuro, terei "passado" pela Saúde. Guerreiros - como os chamo carinhosamente, tenham em mim, um amigo e um parceiro que vai continuar lutando com vocês por tudo que sonhamos e planejamos juntos. Aos segmentos culturais, meu muito Obrigado, de coração.
Especialmente, ao Valdevi Maciel, que assume a coordenação deste trabalho, desejo muito sucesso, pois falando em Cultura, o Valdevi é mestre e saberá conduzir esta missão de fazer com que haja mais fruição dos bens culturais, que haja mais investimentos, que haja mais compromissos com a Cultura e que haja fortalecimento do setor, primando por toda diversidade cultural.

Finalizo com uma frase que foi decisiva neste momento e tenho nesta, uma referência:
"Você pode medir um Líder pelo tamanho dos desafios que ele assume, pois ele sempre procura algo do próprio tamanho." (John C. Maxwell).


Nenhum comentário: