18.4.14

Comissão de Educação do Senado discutirá situação dos museus no Brasil

Audiência pública, solicitada pelos senadores Ana Amélia, Cristovam Buarque e Cyro Miranda, será na próxima terça-feira (22)


A situação dos museus no país será debatida em audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) na terça-feira (22), a partir das 10h, com a ministra da Cultura, Marta Suplicy. O debate foi solicitado pelos senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Cyro Miranda (PSDB-GO) e Ana Amélia (PP-RS).
Conforme o Instituto Brasileiro de Museus, em 2011 havia 3025 museus no Brasil. De acordo com a publicação Museus em Números, nas Regiões Sul e Sudeste estão concentrados 67% deles. Em São Paulo, há 517 museus, seguido do Rio Grande do Sul, com 397, e Minas Gerais, com 319. Nas Regiões Norte e Centro-Oeste estão 12% dos museus. São seis em Roraima e nove no Amapá.
A publicação do Instituto mostra também que dos 5.564 municípios, em 78,9% deles não há museus. Ainda assim, há hoje cinco vezes mais museus no país do que havia na década de 1970 e duas vezes mais do que no início dos anos 1990. A maior parte deles (67,2%) é administrada pelo Poder Público.
Na audiência pública, a ministra Marta Suplicy vai expor as diretrizes e as prioridades do ministério que comanda. A senadora licenciada está à frente do Ministério da Cultura desde setembro de 2012.


Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário: