18.12.13

Um reconhecimento por toda dedicação e constante esforço de um ano incrível pela Cultura

Herton Couceiro, Diretor de Cultura e Sec. Int. de Turismo e Desporto
Abigail Pereira, Sec. de Estado do Turismo
Fabiano Cananéia, servidor municipal, representando toda equipe
Foi em abril de 2013 que começamos um trabalho planejado com o intuito de fortalecer a Cultura em São Francisco de Assis. Quando fui convidado para assumir a Cultura, conversei muito tempo com o Prefeito Horácio e o vice Ademar sobre a forma que aconteceria o trabalho. Com o aval da Administração Municipal, partimos para a ação. De forma planejada, sabendo onde estávamos pisando e onde queríamos chegar é que tudo aconteceu.
Partimos pela mobilização dos segmentos culturais através de todas as ferramentas que implantamos: Conferência, Diálogos Culturais, Fóruns Setoriais, reuniões permanentes, dentre outros. Tínhamos como meta o encaminhamento da documentação para adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura, o que aconteceu com a participação do Poder Público e da Sociedade Civil.
A partir daí, traçamos as metas para o Sistema Municipal de Cultura, cuja minuta do projeto de lei que se encontra no Departamento Jurídico da Prefeitura, foi escrita por todos os representantes dos Fóruns Setoriais de Cultura.
Além disso, promovemos eventos, resgatamos parte de nossa história e implantamos novos projetos.
Mas quando fizemos tudo isso, não nos dávamos conta da repercussão gigantesca de nosso trabalho e graças ao desprendimento de uma grande equipe e da própria comunidade que nos acompanha, conseguimos figurar no cenário cultural e turístico do Rio Grande do Sul, tendo dois projetos certificados no I PRÊMIO INOVAÇÃO DO TURISMO DO RS:
- Compartilhe Cultura: História e Cultura desenvolvendo o Turismo - como Melhores Práticas em Estruturação de Produto (Turismo Cultural)
- Semana Farroupilha Temática - como Melhores Práticas em Entretenimento e Lazer (Turismo de Eventos).

Para nossa satisfação, eu e o competente servidor Fabiano Cananéia participamos no dia 16 de dezembro da cerimônia de entrega da premiação com participação do governador Tarso Genro e da secretária de Estado de Turismo, Abigail Pereira.
Foi um momento de forte emoção, pois é a primeira vez que projetos na área da Cultura em São Francisco de Assis são reconhecidos publicamente entre os melhores do Estado. Para nós é o coroamento de todo esforço, de toda dedicação e de todo trabalho realizado no ano de 2013.
Não poderíamos encerrar de melhor maneira.

Obrigado, segmentos culturais!
Obrigado, comunidade assisense!

Nenhum comentário: