5.11.13

Um trabalho que motiva todos os dias


Cultura e Mais Cultura

Com muita satisfação que anuncio que uma de nossas metas no Departamento de Cultura foi cumprida: a elaboração da minuta de um projeto de lei, escrito pelos segmentos culturais (representantes do Artesanato, da Cultura Popular, da Cultura Afro, das Tradições, das Artes Plásticas, da Literatura, Músicos, artistas de Teatro e Dança, representantes de entidades, dentre outros atuantes) com o objetivo de implantar em nosso município, o Sistema Municipal de Cultura (SMC). Tive a oportunidade de fazer parte deste momento e agradeço a todos que colaboraram conosco, que sempre quando chamados às reuniões ou aos diálogos culturais, estiveram presentes. Como havia dito, seria um ano em que precisávamos desta organização e desta nova visão para a gestão cultural. Estamos “marchando” a passos firmes para um novo tempo embasados no Sistema Nacional de Cultura, pois já encaminhamos nossa adesão e com a criação do nosso SMC, poderemos ir em busca de novos recursos como os repasses de fundo para fundo municipal de Cultura, que também está contemplado nesta lei.

O Prefeito Horácio, ao receber de nossas mãos este documento, encaminhou para análise na Procuradoria Jurídica para que em breve chegue à Câmara Municipal de Vereadores. Tenho dito que nossa luta não cessou, pois os segmentos culturais vão acompanhar toda esta tramitação.

Em breve teremos um Plano Decenal, ou seja, um plano que já está sendo elaborado com metas para os próximos 10 anos para que aqueles que realmente fazem a Cultura acontecer, possam acompanhar sua execução e não fique dependendo do que os governos acham que devem fazer. A partir de agora estamos dando o “norte” para estas ações.
A voz está sendo dada a Cultura. Avançamos muito este ano e é de forma democrática que pretendo continuar trabalhando para fortalecer o setor.

Obrigado, amigos por todo apoio que tenho recebido como Diretor de Cultura.

Nenhum comentário: