26.9.13

Cultura: o que teremos pela frente...

Achei oportuna esta postagem, pois nosso Departamento de Cultura não para e por isso só tenho a agradecer a todos que me acompanham.

Tivemos uma Semana Farroupilha com muito êxito. Um evento que para realizar, tive que sacrificar até mesmo minhas visitas às entidades, meu convívio com amigos e família, pois ao longo do dia, as atividades não paravam e só tínhamos a noite para organizar para o dia seguinte, pois nossa equipe, mesmo pequena, tem demonstrado "garra" no trabalho a fim de realizar aquilo que nos propomos. A mesma equipe que planeja e organiza, que faz os projetos é a mesma que executa.
Jamais poderia deixar de citar aqui todo o apoio recebido dos colegas da Secretaria de Obras, da Educação, da Saúde, da Agricultura, que se somaram a nossa causa neste evento e conosco, fizemos o melhor. Obrigado a vocês!

Mas continuamos com nossos próximos desafios:

- Continuamos na luta pela nossa adesão aos Sistema Nacional de Cultura. Nesta semana, nos pediram novos documentos e já estamos providenciando, enquanto isso, já aparecemos no site do Ministério da Cultura como município atuante na área.

- Estamos finalizando a minuta do projeto de lei com os segmentos culturais para implantação do nosso Sistema Municipal de Cultura. Uma luta que não vou medir esforços para que aconteça. 

- Pretendo participar na próxima semana, da Conferência Estadual de Cultura, na cidade de Lajeado e lá estaremos apresentando nossas propostas elencadas na nossa Conferência e acompanhando as novas decisões do setor. Fiquei feliz, que finalmente, o Estado entendeu a importância e aprovou o Sistema Estadual de Cultura. Era inaceitável ver o Estado do RS inerte a este novo processo de gestão.

- Estamos programando a nossa Semana da Cultura 2013. Estão previstas muitas atividades como oficinas do Instituto Estadual de Artes Cênicas, apresentações culturais, espetáculos, mostras e homenagens. Com o decreto de redução de gastos, tivemos que reorganizar e adaptar a nossa realidade. Mas não vamos deixar de fazer!. Com determinação e criatividade, as coisas acontecem. O evento vai ocorrer de 22 a 27 de outubro.

- Estamos finalizando o projeto de Modernização dos Museus com vistas a melhoria da estrutura física e funcional do nosso Museu Cônego Hugo. Também acabo de cadastrar no site do Banrisul, dois novos projetos da Cultura: "Palcos Culturais" para 2014 e "2º Musicanto Estudantil". Ainda, com apoio da Rose Severo, do setor de projetos, estamos encaminhando o nosso projeto da Participação Popular e Cidadã que visa beneficiar todos os segmentos culturais que estiveram na rua em busca do voto para que a Cultura receba recursos estaduais e para isso, definimos a realização da 1ª EXPOCULTURA, no ano de 2014. Se vamos conseguir, ainda não sabemos, mas nosso dever é encontrar a forma de fazer uma gestão eficaz e buscar recursos para o setor.

- Quanto ao Natal 2013, as secretarias estão dividindo as tarefas para que tenhamos um grande espetáculo. O Departamento de Cultura ficou responsável somente pelas atrações culturais e já estamos organizando, sendo que na próxima semana, começaremos os ensaios no Centro Cultural, do Auto de Natal - espetáculo que será apresentado durante as noites do evento. Logo mais a tarde, teremos outra reunião para tratar sobre o assunto.

Nós temos "respirado" Cultura, com bons resultados, a cada dia estamos ainda mais motivados.

Nenhum comentário: