10.8.13

Manoel Viana também deu um passo a frente pela Cultura

Desde que assumi o Departamento de Cultura sempre mantive o foco em fazer a adesão de São Francisco de Assis ao Sistema Nacional de Cultura e agora após, realizarmos nossa Conferência em junho deste ano e os Fóruns Setoriais de Cultura em julho, vamos caminhando para implantarmos o Sistema Municipal de Cultura.
Um desafio e tanto. Temos trabalhado praticamente dia e noite para isso, mas feliz pelos resultados obtido até agora e por todo apoio recebido. 
Não imaginava que em poucos dias no setor íamos estar comemorando tantas conquistas e ainda poder colaborar para esta organização em outros municípios, como em Manoel Viana, onde estive conversando com o pessoal (prefiro não chamar de palestra) por ocasião da I Conferência Municipal de Cultura, sobre a importância da adesão aos Sistema Nacional e como o município pode organizar o seu Sistema Municipal com Conselho, Plano e Fundo de Cultura. Um trabalho que dividi com o amigo Valdevi Maciel que abordou parte da história de Manoel Viana - foi mais uma aula para todos nós!
Enquanto almoçávamos com a prefeita Silvana e o diretor de Turismo e Cultura José Cáceres conversávamos sobre tudo isso e senti na administração municipal esta grande vontade de fazer diferente pela Cultura.
Durante a Conferência percebi que ali estavam pessoas engajadas pela cultura, representantes de todos os segmentos e isso é o mais importante. Todos precisam estar comprometidos para que as coisas aconteçam, não basta acreditar é preciso ir à luta.
Vi nos vianenses esta vontade, como percebo todos os dias em São Chico e isto faz crer que Manoel Viana seguirá adiante com este processo de mudança na gestão cultural. De fato, um pouco burocrática, mas necessária e transformadora.
Agradeço pelo boa recepção que tivemos e espero ter colaborado um pouco para este início.
Abaixo, algumas imagens.


Público de diversos segmentos culturais

Valdevi prendeu a atenção com parte da história de Manoel Viana

Pauta: O Sistema Nacional de Cultura e o tema da Conferência

Foi muito bom colaborar com o município vizinho

José Cáceres fez a leitura das propostas apresentadas

Os delegados à Conferência Estadual (titulares e suplentes)

Com a Cultura de Manoel Viana

Um comentário:

Paulo Pugliero disse...

foi memorável e certamente o encontro do futuro, ainda remoto, tão logo ali, ou já acontecendo, com um presente rico e fincado na história tão bem desenvolvida por Valdevi de Lima Maciel e pelo próprio amigo Herton Couceiro, profundo conhecedor da atualidade e sua força transformadora.