2.6.13

Semeando...

"Semear" - lançar sementes na terra para germinar.

Assim é que percebo este início do trabalho que estamos desenvolvendo na Cultura do Município. Sempre fomos honestos em reconhecer que há muito para ser feito e este desafio me motiva todos os dias. Sou um apaixonado pelo desenvolvimento humano a partir de investimentos em Cultura, nas artes, no esporte, na convivência social e na promoção da cidadania. Este foco, talvez seja o mais importante em todo o trabalho a ser realizado no setor.

Nunca tive medo e sim, preparação. Busco informações, mais conhecimentos. Nunca vamos saber tudo mesmo, pois sempre será um aprendizado.
Me atualizo através das ferramentas disponíveis, tenho lido muito, estudado leis e regimentos a fim de que este nosso trabalho não seja em vão.

Neste mês vamos fechar 60 dias na Cultura do Município e muito já podemos realizar, mesmo sem recursos humanos e financeiros, mas com muita vontade, com garra, ouvindo a todos, conversando com o segmentos e planejando as ações.

Colocamos em funcionamento novamente, o Cineclube Querência do Bugio, repassamos recursos a entidades que promovem eventos culturais (aliás, este tipo de repasse será organizado através do Conselho Municipal de Política Cultural a ser criado), realizamos a 1ª Semana do Museu Cônego Hugo, conseguimos trazer para o município, a entrega da chama crioula para os 12 municípios da 10ª Região Tradicionalista, com as entidades tradicionalistas já estamos organizando a Semana Farroupilha 2013, com as entidades carnavalescas, criamos a UNESFA, estamos montando nossa 1ª Arena do Teatro Amador - um grande festival que está nascendo e trabalhando com muita dedicação pelo Festival Querência do Bugio com o apoio do prefeito Horácio e do vice-prefeito Ademar.

O dia 18 de maio entrou para a história do Município pois foi quando o prefeito Horácio Brasil assinou a adesão ao Sistema Nacional de Cultura. Agora e cumprir as exigências e futuramente receber a aprovação do Ministério da Cultura. Esta era uma de nossas prioridades e continua sendo.

Neste mês de junho, no dia 14, vamos viver mais um momento histórico - a 1ª Conferência Municipal de Cultura - é aqui que a comunidade assisense e os segmentos culturais vão apontar o que realmente desejam para o fortalecimento e a gestão da Cultura, vão elencar as propostas para o Plano Decenal, para as Conferências Estadual e Nacional e vão decidir sobre o planejamento do setor, pois neste encontro, além de trabalharmos os eixos temáticos propostos, vamos apresentar o que o Departamento de Cultura de São Francisco de Assis já planejou para que a execução de todos os projetos, programas e atividades saiam do papel e se tornem realidade.
Estou feliz até o momento por tudo que estamos conseguindo neste pequeno espaço de tempo: pelas atividades, pelos diálogos culturais, pelas reuniões com as representatividades e pelo entusiasmo de todos que nos contagia.

Sinto que a Cultura ganha outro foco e que é possível realizar quando todos estão juntos pela mesma causa.
Temos muito o que fazer, muito a avançar e somos humildes em reconhecer que tudo vai depender do nosso esforço, mas nossa motivação diária, como falei, é o próprio desafio.
Agradeço de coração, pelo apoio, pela amizade e por todos que estão nos ajudando a realizar nossas ações.
Estamos lançando as sementes na terra para que possamos colher bons frutos pela Cultura de São Francisco de Assis.

Um grande abraço.

Nenhum comentário: