21.6.13

Novos tempos para Cultura...


Conferência de Cultura: quem participou, opinou!

Estamos felizes por termos realizado a nossa 1ª Conferência Municipal de Cultura, evento que deve acontecer novamente em 2016, conforme a Conferência Nacional. Neste 14 de junho pude confirmar que São Francisco de Assis quer este novo momento para a Cultura assisense e com a imensa participação dos segmentos que ali estava representados, apontaram diretrizes e propostas com o objetivo de balizar o andamento do processo de planejamento das ações do setor.

Foi dada total publicidade deste evento: jornais, rádios, sites, redes sociais, convites pessoais às autoridades, escolas, entidades e segmentos culturais. Agradeço a participação de todos aqueles que dedicaram parte do seu tempo naquela sexta-feira para discutir as ações, apresentar suas ideias e sugestões, enriquecendo o diálogo. Foi um momento histórico com importantes palestras, trabalhos em grupo, aprovação de propostas e apresentações culturais.
Estamos contentes por todos aqueles que lá estiveram. Estes que pensam e querem o melhor. Garantimos a participação de 147 pessoas, sendo 115 dos segmentos culturais, garantindo a eleição do maior número de delegados da região: sete delegados à Conferência Estadual de Cultura.
O evento, como se propôs foi uma ferramenta de participação social, onde a própria comunidade aponta o caminho para tomada de decisões. Claro que somos conscientes que muitas delas não dependem somente da Prefeitura, mas sim de uma rede formada pelas demais esferas, demais poderes e pelas forças vivas da comunidade, mas importante frisar que os passos estão sendo dados com muito entusiasmo e respaldados pelas entidades tradicionalistas, entidades carnavalescas, artistas de teatro, dança, músicos, artistas plásticos, artesãos, capoeiristas, ... que têm acompanhado todas as ações, pois periodicamente se reúnem com o Departamento de Cultura.

O relatório final que já foi encaminhado ao Prefeito Municipal, que participou de toda conferência, à Regional Sul com cópia para o CODIC e Ministério da Cultura, será a base para a elaboração e criação do Sistema Municipal de Cultura e do Plano Decenal da Cultura do Município.

Daqui pra frente, seguiremos com os diálogos culturais e a descentralização das atividades visando a implantação das propostas apresentadas. Agradeço a todos que trabalharam para que este evento se tornasse realidade! Meus aplausos por todo esforço!
Aproveito para agradecer ainda à Escola Wilson Azambuja Vieira que levou os alunos que participam das oficinas de música e canto. Assim como, a Cia. Teatral Tio Pedro que encerrou a Conferência com a peça “Quarta-feira, sem falta, lá em casa” – uma super comédia interpretada por Dunga e Padilha. Obrigado, amigos e sucesso nesta temporada de apresentações em nosso Centro Cultural!

Pela região
Tive a oportunidade de ser o interlocutor da vinda dos nossos palestrantes Zé Martins, presidente do Conselho de Dirigentes de Cultura (Famurs) e Carla Chilanti, consultora de Cultura para Unesco, organizando seus horários e agendas nos outros municípios da região do Vale do Jaguari, pois nosso “mestre” Rodrigo Neres encontrava-se em viagem. Muito boa a experiência desta organização, mesmo estando a poucos dias no setor e mais feliz ainda pelos resultados também obtidos nos demais municípios.


Agende-se:
Aguarde a confirmação das datas pelo Departamento de Cultura:
  • Seminário “O Rio Grande do Sul no imaginário social” – parceria com SEDUC/RS e MTG
  • Encontro com a SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura com os Institutos Estaduais: de Artes Cênicas, da Música e do Cinema.
  • Projeto “Caminhos Cênicos” em São Francisco de Assis, através do Instituto Estadual de Artes Cênicas.

Nenhum comentário: