19.5.13

São Chico diz "Sim" à Cultura

Prefeito Horácio assina adesão ao SNC
 No sábado, dia 18 de maio, o simples de ato de assinatura do Prefeito Horácio Brasil ao Acordo de Cooperação Federativa, confirmando o desejo do município à aderir ao Sistema Nacional de Cultura - SNC, representa um momento memorável, histórico para São Francisco de Assis.
Estamos a pouco mais de 40 dias trabalhando pela Cultura e quando somos desafiados devemos procurar o melhor caminho para desenvolvimento das ações para que haja fortalecimento do setor e captação de recursos, pois o nosso orçamento municipal é praticamente "engessado".

Um dos primeiros contatos com o Prefeito e o Vice-prefeito foi justamente sobre este assunto: se havia vontade da administração municipal em buscar a adesão ao Sistema Nacional de Cultura e, quando a resposta foi positiva, ganhamos "alma nova", pois se há um modelo de gestão nacional, que pode garantir ampliação destes recursos, cursos e capacitação para a área, vamos "correr" para que num curto espaço de tempo, possamos tornar nossos sonhos, em realidade.

Passamos a nos reunir com os segmentos através dos Diálogos Culturais e conseguimos juntar a documentação para que o prefeito Horácio Brasil assinasse na abertura da Semana do Museu Cônego Hugo, o que de fato aconteceu.
A partir de agora, vamos aguardar a aprovação do Ministério da Cultura para que possamos conveniar e enquanto isso, sigamos com nossas metas municipais, cujas propostas para o planejamento do Plano Decenal virá da 1ª Conferência Municipal de Cultura a ser realizada no dia 14 de junho.
Este ato representa que São Francisco de Assis começa entender a CULTURA como POLÍTICA PÚBLICA e não como "algo que festinhas" ou uma "muleta" de outras pastas, pois a união dos segmentos já pede pela criação do Sistema Municipal de Cultura com seu Conselho de Política Cultural e Fundo Municipal de Cultura.

Ninguém quer discutir o passado. Queremos pensar para frente, no futuro!
Estamos nos unindo, nos fortalecendo e nos preparando para garantir a promoção e o acesso à política cultural do Município.

Deixando claro o compromisso do Município com a Cultura

Alguns dados:
No Brasil - 1.567 municípios já aderiram ao Sistema Nacional de Cultura;
No Rio Grande do Sul - 166 municípios;
Na AM-Centro - Dos 34 municípios, São Francisco de Assis é o sexto;
No Vale do Jaguari - Somente Santiago (já formalizado) e agora, São Francisco de Assis (encaminhando documentos).

Nenhum comentário: