28.11.11

Patrona ou Patronesse?


Talvez por ler em algum site, me enviaram um comentário (anônimo, pra variar) dizendo que eu errei no cerimonial da Prefeitura ao me referir à jovem Camila Jornada, como a Patrona da II Feira do Livro e que seria Patronesse...

É claro que tive dúvidas, portanto antes disso, eu pesquisei e vou esclarecer aqui.

Pelo dicionário "Aurélio":
PATRONO
V. padroeiro (2).
2.Advogado, em relação a seus clientes.
3.Na antiga Roma, o senhor, em relação aos seus libertos.
4.Bras. Escritor, artista ou cientista, sob a égide do qual estão as diversas
cadeiras, nas academias e instituições congêneres:
A cadeira no 23 da Academia Brasileira de Letras, da qual
Machado de Assis é o fundador, tem como patrono José de Alencar. 

5.Bras. Chefe militar ou personalidade civil escolhida como figura tutelar de
uma força armada, de uma arma, de uma unidade, etc., cujo nome mantém vivas
tradições militares e o culto cívico dos heróis:
Caxias é o patrono do Exército, Tamandaré é o patrono da
Marinha e Santos Dumont é o patrono da Aeronáutica.


PATRONESSE
Palavra de origem francesa (estrangeira) - Senhora que organiza ou patrocina festa ou campanha de beneficência.
Neste caso, não tem as mesmas atribuições de um patrono.

E como a Camila era a protetora, defensora da nossa feira, portanto ela foi a nossa PATRONA.

Acertei!


Um comentário:

Camila Jornada "Análise do ser" disse...

realmente é patrona... eu tinha essa dúvida também, mas fiz o mesmo: procurei o aurélio. abração!!!