22.8.11

Entrevista com o Prefeito Ernani


Reproduzo aqui, entrevista que o Prefeito Ernani concedeu ao Jornal FOLHA ASSISENSE.


1 – Que avaliação o Senhor faz destes três anos de seu mandato?

PREFEITO: Primeiramente, agradecendo a oportunidade dos assisenses terem me colocado como Prefeito e com muita providência divina e grande esforço de uma equipe coesa, eficiente e dedicada, restando apenas 18 meses de mandato, todos temos a sensação de um saldo muito positivo quanto ao desenvolvimento, tanto urbano, quanto rural, especialmente na qualidade de vida das pessoas. Temos muito ainda a concretizar e muitas obras a iniciar,deixando uma grande herança para todo o povo de São Francisco de Assis.

2 – Qual é a principal preocupação de sua gestão?

PREFEITO: Sempre foi o SER HUMANO: na área da saúde, na educação, na melhora da qualidade de vida. Isso foi determinante para que nossa principal meta seja o auxílio às famílias mais necessitadas, principalmente na área da habitação. Eis que a família é a maior instituição formadora do caráter do ser humano, junto com a religião. Não há um ser humano feliz e completo sem família e não há família realizada, sem lar, sem moradia digna.

3 – Ainda neste ano, a população assisense pode esperar grandes realizações?

PREFEITO: Sim. Encontramo-nos trabalhando a todo vapor e muitos projetos semeados durante a administração estão sendo liberados neste semestre, com:

Recentemente quando inauguramos uma nova unidade de saúde (ESF Bairro Italiano) – ampla, dentro das normas sanitárias, bem equipada, tanto de recursos humanos quanto materiais, visando o atendimento de saúde básica. Inauguramos também o SAMU para serviços de urgência e emergência.

Licitamos duas grandes obras, que em breve iniciam: o novo CAPS com recursos 100% do município e a nova escola de Educação Infantil em convênio com MEC.

Em agosto, licitaremos o novo Pórtico de acesso à cidade e uma nova unidade de ESF da Vila Cohab.

Neste ano ainda, também concluiremos as obras de construção do Centro de Especialidades em Saúde, em prédio adquirido pela Prefeitura.

Quanto ao asfaltamento da cidade, já entregamos mais de 5.400 metros e em agosto licitaremos mais 1.400 m para a Vila Nova e estamos aguardando a liberação de mais recursos para o Bairro Ari Lopes.

Mas a maior surpresa de todas, só daremos notícias após confirmação de um grande projeto que contemplará todos os bairros da cidade com uma moderna malha viária. É pra ficar na história, mesmo!

4 – Quais são as ações realizadas pela administração em todas as secretarias.

PREFEITO: Não vamos conseguir relacionar todas, mas vou destacar as principais, dentre elas.

Na habitação, nestes dois anos e meio, são 256 famílias beneficiadas pelos programas habitacionais do município, sendo:16 casas (Bairro Mandarino) com recursos próprios; 08 casas (Diversos bairros) com recursos próprios; 90 casas (Bairro João XXIII) com recursos da Prefeitura e Governo do Estado do RS; 29 casas (em diversos bairros) com recursos da Prefeitura, Estado e União através do Programa Subisídio da Habitação (PSH); 30 casas (Bairro Mandarino) com recursos da Prefeitura, Estado e União através do Programa Subisídio da Habitação (PSH); 72 grandes reformas em casas de famílias em situação de vulnerabilidade social. De infra estrutura urbana, além das inúmeras quadras calçadas estamos chegando ao número de 7 mil metros de asfaltamento na cidade. Investimentos de mais de R$ 3 milhões em aquisição de maquinários e veículos.

Temos ainda várias obras nas mais diversas secretarias, como: construção do Centro Materno Infantil e ESF João de Deus, novo ESF Bairro Italiano, programa SAMU Salvar, novo CAPS (licitada), nova Escola de Educação Infantil (licitada), implantação do projeto “Novos olhares para a Educação”, Escola Ativa, Pró-Letramento, Realização de concurso público para diversos cargos, criação do novo site da Prefeitura, Telecentro comunitário, Salas de informática em escolas, aquisição de uma área de 19 hectares para construção de casas, implantação da lei geral das micro e pequenas empresas, a implantação do PROCON, implantação e estruturação do setor de projetos – responsável pela captação de recursos, manutenção de projetos e programas como a Academia Popular, o CRAS, o AABB-Comunidade, o Projovem Adolescente, o PETI, dentre outros. Construção de pontes e pontilhões no interior, como: Sanga dos Bochi, Passo do Goulart, Santa Rosa, Savaris, Valseca, Passo da Cruz, Sanga da Erva, Caraipasso.

Enfim, são muitas obras, aqui estão apenas algumas das principais. A população em breve terá acesso a toda esta prestação de contas através de um informativo que estamos elaborando e logo será impresso.

5 – Existe algum projeto que o senhor prometeu na sua campanha que não vá sair do papel no encerramento de sua gestão?

PREFEITO: Não fiz grandes promessas, mas afirmei que continuaria todos os projetos realizados pela administração Ademar e Ernani, sempre deixando claro que nossa meta seria habitação e pavimentação urbana. Portanto, hoje, ao ver 256 famílias já beneficiadas com os programas habitacionais, mas de 7 mil metros de asfaltamento, várias obras na educação, saúde... estou convicto que já fizemos mais do dobro daquilo que sonhamos.

6 – Atualmente os funcionários públicos buscam segurança e estabilidade em qualquer setor empregatício. Buscam também um bom relacionamento com o seu empregador. Como está sendo esta relação entre os funcionários e a administração municipal?

PREFEITO: Nossa administração prima por um bom relacionamento com o servidor público, que ao nosso ver, é quem move a máquina pública com muita dedicação e trabalho. A atual administração, desde sua posse, mantém um relacionamento de parceria com seu funcionalismo, procurando sempre resolver problemas apresentados, sem enfrentamento com a classe. Na medida do possível, buscamos valorizar o trabalhador melhorando sua remuneração nunca concedendo reajustes menores que os índices inflacionários e em certas ocasiões até bem superiores a estes.

Estamos cientes das reivindicações da classe que ainda não foram contempladas, que atribuímos às nossas limitações financeiras, mas com as quais compactuamos. Enfim, ao nosso servidor só posso agradecer pelo empenho diário e por buscar a cada dia que passa, em sintonia com a administração, melhores condições de vida e bem estar a toda população.

7 – Falando agora do futuro: qual é a sua expectativa com relação a sua sucessão na Prefeitura? Já existe algum nome?

PREFEITO: As expectativas são as melhores. Estamos envolvidos diuturnamente com nossos projetos de desenvolvimento para São Chico e com um governo sério e transparente que busca acima de tudo o bem estar da nossa gente. No entanto, não podemos deixar de pensar com naturalidade do processo sucessório que se avizinha. Eu não sou candidato, pois mesmo que quisesse não poderia pela própria legislação eleitoral e também porque já dei minha parcela de contribuição para com os assisenses, mas sem dúvidas meu partido indicará algum nome, dentre tantos que possuímos, para concorrer no próximo pleito. Acredito que com o saneamento das finanças públicas, com o resgate da seriedade e com todas as obras, ações e aquisições de nossos governos, reunimos as condições necessárias para continuar nossos projetos com o apoio popular. Temos muito ainda a oferecer à nossa comunidade.

8 – O que o senhor diria à população assisense hoje, através desta entrevista?

PREFEITO: Diria mais uma vez, muito obrigado. Obrigado pela confiança, pelo respeito e pelo carinho. Minha admiração por cada assisense é algo que cresce a cada dia.

Agradeço pela cooperação visando transformar para muito melhor este maravilhoso município que tanto amamos. O futuro pode ser tudo o que desejamos de bom, basta lutarmos por ele e, certamente, podem contar comigo não só até final de dezembro de 2012, mas continuaremos juntos em outras lutas. Meu fraterno abraço a toda população.

Aproveito ainda para agradecer a este novo veículo de comunicação, pela oportunidade a mim concedida e ao mesmo tempo de cumprimentar seus diretores Fábio e Magda pela iniciativa, pelo espírito de empreendedorismo e que possam cumprir sua missão como imprensa, colaborando para o desenvolvimento do município.

Nenhum comentário: